Nova Serrana

Nova Serrana: 14ª Fenova será realizada no município

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de habitantes até 31 de julho 2012 é de 79.174 habitantes. Dados apontam Nova Serrana como a cidade que mais cresceu em Minas Gerais nos últimos 10 anos. Segundo o IBGE, em 2000, Nova Serrana contava com 37.447 habitantes e dez anos depois, ou seja, em 2010 a população do município chegou aos 73.273 habitantes. Dado que representa um crescimento vertiginoso de 95,7% em apenas uma década. Em média, a cidade cresceu 9,7% ao ano.

A cidade está localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 110 km de Belo Horizonte e às margens da BR 262, importante rodovia transversal brasileira que liga grandes centros urbanos do país aos estados do Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O polo de Nova Serrana tem cerca de 1.200 empresas calçadistas no Arranjo Produtivo Local (APL), sendo composto por 12 municípios: Araújos, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Pará de Minas, Perdigão, Pitangui e São Gonçalo do Pará.
Juntos, os municípios que compõem o polo produzem cerca de 105 milhões de pares ao ano.

O parque industrial do polo calçadista gera 50 mil empregos diretor e indiretos, no setor que cresce em um ritmo acelerado e promissor. Antes especializado na produção de calçado esportivo, as indústrias buscaram novos mercados, e hoje o polo produz sandálias e sapatos femininos, infantis e uma variedade de calçados masculino.

História

A cidade de Nova Serrana, antigo distrito de Cercado do Município de Pitangui, foi uma das fazendas de criação de Bento Pais da Silva e seus irmãos João Leite da Silva Ortiz, intrépidos bandeirantes que fizeram parte dos primeiros paulistas que chegaram a Pitangui.

Seu desenvolvimento ocorreu, em parte, devido ao fato de Cercado localizar-se no ponto por onde passavam as bandeiras partidas de São Paulo, na direção das auríferas do centro de Minas. Para outros, Cercado foi ponto de pousada de viajantes que partiam de Pitangui para São Paulo, percorrendo uma estrada secreta, no contrabando de ouro. Como no lugar existia um cercado para a guarda de animais dos viajantes, o povoado ficou conhecido com o nome de Cercado.

Com a emancipação político-administrativa, em 12 de dezembro de 1953, o distrito do Cercado de Pitangui passou a ser chamado de Nova Serrana referenciando a antiga Pitangui, também conhecida como Velha Serrana.

Centro de Convenções foi o local escolhido para sediar a 14ª Fenova

A Fenova é realizada no Centro de Convenções.

Nova Serrana: a cidade que mais cresce em Minas na última década

Nova Serrana foi uma das cidades que mais cresceu nos últimos anos em Minas Gerais.